O Livro dos Espíritos

 O Livro dos Espíritos (na língua francesa, Le Livre des Esprits) é o primeiro livro da Codificação Espírita publicado por Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 3 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869),  educador, autor e tradutor francês, sob o pseudônimo de Allan Kardec. Esta obra contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as Leis Morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade (segundo os ensinamentos dos Espíritos Superiores, através de diversos médiuns, recebidos e ordenados por Allan Kardec). É uma das oito obras fundamentais para o estudo da Doutrina Espírita juntamente com: O que é o Espiritismo (1859); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo Espiritismo (1863); O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865); A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868), Obras Póstumas (1890) e Revista Espírita (1858-1869).



História

    A obra veio a público em 18 de abril de 1857, lançada no Palais Royal, em Paris, na forma de perguntas e respostas, originalmente compreendendo 501 itens. Foi fruto dos estudos de Kardec sobre os fenômenos das mesas girantes, difundidos por toda a Europa em meados do século XIX, e que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica. Foi o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.



    As médiuns que serviram a esse trabalho foram inicialmente as jovens Caroline e Julie Boudin (respectivamente, com 16 e 14 anos à época), às quais mais tarde se juntou Celine Japhet (com 18 anos à época) e a senhorita Ermmance Defaux (14 anos na época), que tinha como guia espiritual São Luiz. no processo de revisão do livro. Após o primeiro esboço, o método das perguntas e respostas foi submetido à comparação com as comunicações obtidas por outros médiuns franceses, num total de "mais de dez", nas palavras de Kardec, cujos textos psicografados contribuíram para a estruturação do texto.



    Segundo Canuto de Abreu, na página VII de O Primeiro Livro dos Espíritos, a segunda edição francesa foi lançada em 18 de março de 1860, tendo o Livro dos Espíritos, naquela reimpressão, sido revisto quase "como trabalho novo, embora os princípios não hajam sofrido nenhuma alteração, salvo pequeníssimo número de exceções, que são antes complementos e esclarecimentos que verdadeiras modificações". Para esta revisão, Kardec manteve contato com grupos espíritas de cerca de 15 países da Europa e das Américas. Nesta segunda edição é que aparecem 1018 perguntas e respostas, sendo que algumas edições atuais trazem 1019 perguntas, acréscimo que, segundo a FEB (Federação Espírita Brasileira), foi devido ao Codificador não ter numerado a pergunta imediatamente após a 1010, aquela que seria a 1011. Assim sendo, o livro teria, na prática, 1019 e não, 1018 perguntas.

Fonte dessa informação: Wikipédia

Abaixo o Índice geral do livro. Após abrir a página inicial e ler clique na informação abaixo de cada página onde indica postagem mais antigapara continuar na sequência. e se preferir ouvir o áudio livro clique aqui.

Índice Geral

    PROLEGÔMENOS
    LIVRO PRIMEIRO – AS CAUSAS PRIMÁRIAS
    Cap. 1 – DEUS
    Cap. 2 – ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
    Cap. 3 – CRIAÇÃO
    Cap. 4 – PRINCÍPIO VITAL
    LIVRO SEGUNDO – MUNDO ESPÍRITA OU DOS ESPÍRITOS
    Cap. 1 – DOS ESPÍRITOS
    Cap. 2 – ENCARNAÇÃO DOS ESPÍRITOS
    Cap. 3 – RETORNO DA VIDA CORPÓREA À VIDA ESPIRITUAL
    Cap. 4 – PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
    Cap. 5 – CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
    Cap. 6 – VIDA ESPÍRITA
    Cap. 7 – RETORNO À VIDA CORPORAL
    Cap. 8 – EMANCIPAÇÃO DA ALMA
    Cap. 9 – INTERVENÇÃO DOS ESPÍRITOS NO MUNDO CORPÓREO
    Cap. 10 – OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS
    Cap. 11 – OS TRÊS REINOS
    LIVRO TERCEIRO – AS LEIS MORAIS
    Cap. 1 – A LEI DIVINA OU NATURAL
    Cap. 2 – LEI DE ADORAÇÃO
    Cap. 3 – LEI DO TRABALHO
    Cap. 4 – LEI DA REPRODUÇÃO
    Cap. 5 – LEI DE CONSERVAÇÃO
    Cap. 6 – LEI DE DESTRUIÇÃO
    Cap. 7 – LEI DE SOCIEDADE
    Cap. 8 – LEI DO PROGRESSO
    Cap. 9 – LEI DE IGUALDADE
    Cap. 10 – LEI DE LIBERDADE
    Cap. 11 – LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE
    Cap. 12 – PERFEIÇÃO MORAL
    LIVRO QUARTO – ESPERANÇAS E CONSOLAÇÕES
    Cap. 1 – PENAS E GOZOS TERRENOS
    Cap. 2 – PENAS E GOZOS FUTUROS
    CONCLUSÃO

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comentem de forma civilizada.